terça-feira, 24 de setembro de 2024

A terra que escolhi para morar

Paródia do texto de Gonçalves Dias: "Canção do Exílio"

 

Minha terra tem palmeiras

E muita terra para plantar

Abacateiro, caquizeiro, goiabeira

Mamoeiro, limoeiro já estão lá.

Seriguela, mexerica, acerola

Figo, abacaxi, manga

Muita banana e mandioca

Também plantaram lá.

 

Laranjeiras, mais limoeiros

E mexeriqueiras

Pés de pitaia, atemoia

Nêspera e graviola

Também plantamos

Quando lá chegamos.

 

Minha terra tem beleza

E muita terra para plantar

Coqueiros, pitangueiras

Amoreiras, jaboticabeiras

Goiabeiras e jaqueiras

Também plantamos por lá.

 

Arrumamos a horta

Folhas variadas, abóboras e um milharal

Já não vejo a hora

De plantar mais ao lado do matagal.

 

Minha terra tem palmeiras

Também canta o sabiá

Muitos pássaros variados a voar

Já vi gavião, corujas e beija-flor

Orquídeas, rosas e azaleias

Encantam os quero-quero

Os donos verdadeiros de lá.

 

Agora tem patos e gansos

No lago a nadar

E botando muito ovo para chocar

Tem galinhas e galo

Que não para de carcarejar.

 

Dizem que roedores, macacos pequenos

Onça e porco do mato também têm

Mas só vi capivara, lagarto, cobra

Aranha armadeira e sapo também

As abelhas, os besouros têm de sobra

Como as borboletas, que são do bem.

 

Minha terra tem palmeiras,

Dentro do parque Itaberaba

Muita mata nativa, preservada

Que não pode desmatar

Somente os eucaliptos

Se depois eu replantar.

 

Tem casa que chamamos de lar

Tem oficina, tem ateliê

Tem até uma capela para rezar

Um rio perto da porteira e do pomar.

 

Minha terra tem mais estrelas

Nosso jardim tem mais flores

A água vem das minas

A lua e o céu têm multicores

Nossos bosques têm mais vida

Nossa vida mais amores.

 

Minha terra tem beleza

E cachorro para brincar

Energias da natureza

Que nos renovam para amar

Quando for visitar

Você vai se encantar.

 

Vivo cá, e um pouco lá

Não permita Deus que eu morra

Sem que eu more neste lar.

 

05/09/2024


Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação, na FBS Comunicação (PIBPG), sob a orientação do prof. esp. Flávio B. S. dos Santos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Circuito fechado da Ana

  Cama, banheiro, óculos, remédio, garrafinha, cama, oração, chinelos, cozinha, gatos, ração, chaleira, água, garrafa, coador, café, xícar...